top of page
Buscar

Sobre dignidade

mvpluiza



Todos os seres merecem viver uma vida digna. Fico triste em saber que a maioria dos pets perdem esse direito no fim de suas vidas.

Com o avanço da Medicina Veterinária, cada vez mais conseguimos aumentar a qualidade e o tempo de vida dos nossos queridos companheiros.

Nós somos capazes de mantê-los livres de parasitas, doenças e dor durante a maior parte de sua jornada na Terra, com inúmeros recursos à nossa disposição e com uma tecnologia que evolui a olhos vistos.

No entanto, aqui no Brasil, ocorre um fenômeno que me preocupa e intriga. No final da vida de nossos pets, eu sinto que a maioria dos veterinários abre mão dos recursos que possuem e voltam à Idade da Pedra, quando morrer era um ato final de intenso sofrimento e dor, pois não existia nada que pudesse abreviar o último suspiro. O Porquê de fazer isso eu não consigo entender.

Nós interferimos na vida de nossos pets desde antes de seu nascimento, mas por incrível que pareça, na hora da morte, nós os deixamos na mão. Nos comportamos como pessoas irracionais, que negam a morte como uma criança ingênua, e viramos as costas aos nossos queridos companheiros.

Me pergunto porque não interferir na hora da morte? O que existe de tão ruim em abreviar o sofrimento da maneira mais digna possível? Dormindo, ao invés de agonizando. Dormindo, ao invés de sentindo uma dor excruciante. São raros os animais que tem uma morte serena. Existe, mas é raro. A maioria agoniza diante de nossos olhos, e não partem antes de deixar uma lembrança horrível de seus últimos dias.

Eu fico triste em saber que muitos tutores procuram ajuda para abreviar o sofrimento de seus amiguinhos queridos mas só escutam negativas. Foram obrigados a assistir e passar pelo sofrimento e agonia da morte sem dignidade de seus filhos de quatro patas. Tenho muitas histórias tristes para contar.

Tudo por causa de uma crença besta e limitante sobre o que significa eutanásia em um animal.

 
 
 

Comments


OPÇÕES DE LOCAL PARA ATENDIMENTO: 

CONSULTÓRIO BARRA , DAS 8 ÀS 20 HORAS (segunda à sábado)

CONSULTÓRIO LAPA, 9 ÀS 17 HORAS (segunda à sexta- feira)

 

*ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO A CONSULTAR.

*MAIS INFORMAÇÕES SOBRE LOCAIS E AGENDAMENTO SOMENTE PELO WHATSAPP

CONTATO

WHATSAPP (21) 96686-9030

bottom of page